domingo, 1 de agosto de 2010

Dia 1

No primeiro dia de viagem de fato saímos de Areado/MG e chegamos em Ourinhos/SP, com direito a um passeio e almoço em São Carlos/SP. Foram 542 quilômetros rodados. Com exceção de um erro em uma saída da Anhanguera, que custou uns 30 quilômetros rodados sem necessidade, a viagem até São Carlos correu sem nenhuma surpresa.

Nas proximidades de Bauru começaram as surpresas... Logo depois de passar pela entrada de Bauru a Formosa pediu a abertura do compartimento de reserva de combustível... Até aí tudo bem, tem a reserva para rodar mais alguns quilômetros e achar um posto... Mas o posto não chegou e a Formosa já começou a falhar por volta de combustível nas subidas... Já estava imaginando que ia acabar precisando de usar os serviços de um guincho... Novamente... Mas fui controlando a aceleração e embalando para chegar nas subidas e conseguir chegar até o topo mesmo com as falhas do motor, torcendo para ver a próxima cidade na seqüência (no caso, Piratininga). Por sorte Piratininga estava ali! Mas ainda tinha a preocupação do combustível durar até encontrar um posto na cidade... A sorte é que, como toda cidade que se prese, Piratininga tem um bem na entrada! Dado que era final de dia já, isso foi um grande alívio!

O tempo, até aqui havia sido ótimo, no máximo um pouco mais quente e seco do que o necessário para estar perfeito. Mas a direção para onde estamos rumando não parece ajudar, o tempo parece estar bastante fechado... O que se refletiu já no trecho após Piratininga, que estava com uma ventania enorme, suficiente para desviar a direção da Formosa, mesmo carregada! E atrapalhar um pouco a visão por conta da poeira levantada o tempo todo. Por conta disso decidimos dormir na próxima cidade que encontrássemos. A próxima "cidade" que encontramos foi Paulistânia, mas não deu para ficar ali... Parecia uma cidade fantasma, sem movimento nenhum, diversos terrenos sem uma construção qualquer, nem sinal de um hotel ou pousada.... Melhor seguir na estrada... A próxima cidade, Espírito Santo do Turvo, era mais evoluída! Pelo menos já haviam pessoas nas ruas! Mas nada de hotel, nem na praça da igreja :) Novamente, melhor continuar... Desta vez desistimos de tentar achar algum hotel nestas cidades pequenas, formos direto para Ourinhos... Em Ourinhos não houve surpresa, escolhemos um hotel e nos hospedamos.

Uma coisa me indignou no caminho para Ourinhos... A concessionária (CART - http://www.cartsa.com.br), já cobra pedágio de motos. Até aí tudo bem, não são os primeiros, e apesar das discussões sobre o impacto redutor nos preços de pedágio de automóveis que isto deveria gerar, não questiono. Eles tiveram a idéia de criar uma cabine exclusiva para as motos. A idéia me parece até razoável, não fosse a forma como foi implementada... Decidiram que na cabine não deveria haver funcionários... Deveria ficar com um cone impedindo a passagem e, quando aparecesse alguma motocicleta, algum funcionário que estivesse desocupado sairia de onde estivesse e iria até o local, para receber o pedágio, retirar o cone e abrir a cancela... O que demora um tempo maior do que o razoável. Quando vi o primeiro pedágio assim achei que fosse falta de vontade do funcionário mesmo, que não queria ficar na sua cabine... Mas passei por 3 pedágios da CART, todos assim... Sendo que no último, o funcionário ainda não tinha troco, tivemos que esperar ele cruzar toda a praça de pedágio para trocar o dinheiro e voltar, um absurdo...

Mas, mudando de assunto, o intercomunicador funcionou muito bem, tanto para recepção de ligações telefônicas quanto para comunicação entre nós, mesmo em alta velocidade, a voz é bastante nítida, certamente valeu a pena.

Ourinhos

Chegamos em Ourinhos, vamos passar a noite aqui... Hora de fazer checkin no hotel...

Pederneiras!!!

E não eh que Pederneiras existe? Não eh apenas uma invenção do Purunga!

Sao Carlos

O primeiro trecho do dia já foi cumprido... Chegamos em Sao Carlos! Depois de um tour para que a Julia conhecesse um pouco da cidade e do Campus da USP, o que a fez repensar ter escolhido a Unicamp, paramos para almoçar. Logo que terminarmos aqui pegamos estrada de novo!

O primeiro erro de caminho já aconteceu... Me perdi e rodei alguns quilômetros a mais... E pensar que eu já fiz este caminho semanalmente na época de graduação...

Saindo de Areado-MG

Agora sim, tudo pronto para sair de Areado! Estamos saindo um pouco tarde, mas vamos ver ate onde da pra chegar ainda hoje...